Batting Gloves (Luvas de Batingo)

Galera, antes de tudo, gostaria de agradecer ao nosso amigo e entusiasta do beisebol/softbol o grande Gengis! Ele se dispôs a pesquisar e escrever esse artigo, que posto sob meu nome, mas é de autoria dele!!!!

Obrigado Gengis!

Fitus!

Batting Gloves

Batting Gloves

As luvas para rebatedor fazem parte do uniforme/equipamento de beisebol e softbol, podem ser usadas em apenas uma ou ambas as mãos e são consideradas como acessórios não obrigatórios. Dentre as vantagens de se usar uma Batting Glove podem-se destacar: conforto, melhor empunhadura do bastão e absorção de impacto durante a rebatida. Além disso, alguns jogadores gostam de usar uma luva de batingo por baixo da sua luva de defesa, reduzindo o impacto da bola durante o jogo e melhorando o conforto; isso também ajuda a conservar a luva de beisebol, pois evitar que o suor entre em contato diretamente com a forração da mesma.

As primeiras vezes em que se usaram luvas para rebater durante jogos da MLB datam das décadas de 50 e 60, e eram luvas de golfe; nos anos 80 elas já eram bem comuns entre os profissionais, e atualmente poucos são os jogadores que preferem jogar à moda antiga (Vladimir Guerrero, Bobby Kielty, Doug Mientkiewicz, Jorge Posada, Francisco Cervelli, Nate Schierholtz, Jason Kendall, Jamie Moyer, Brooks Conrad, entre outros). Ainda hoje as luvas de golfe podem ser uma boa opção para essa função, mas com o passar dos anos elas deram origem as atuais Batting Gloves, que são otimizadas para o beisebol e softbol. Atualmente quase todas as marcas relacionadas ao beisebol fabricam luvas de rebatedor (Akadema, Rawlings, Easton, Louisville Slugger, Vinci, Mizuno, Worth, Under Armour, Nike, Reebok, DeMarini, etc.), sendo que a Franklin é a marca oficial da MLB, usada pela maioria de seus jogadores.”

Traduzido e adaptado da Wikipédia.

O método para descobrir o tamanho da sua mão é bem simples:

1) Peque uma fita métrica ou barbante e meça a circunferência da sua mão, na palma, logo abaixo dos dedos

Medida em volta da mão

Medida em volta da mão

2) Em seguida tire a medida do comprimento da sua mão, do começo da palma (pulso) até a ponta do seu dedo de xingar (vulgo dedo médio)

Medida vertical da mão

Medida vertical da mão

3) Depois é só usar a maior das duas medidas na tabela abaixo, para saber que tamanho de luva deve comprar

Tabela de Tamanhos

Tabela de Tamanhos

Obs: Mulheres usem a tabela da esquerda e homens usem a da direita

Observações e Recomendações:

- se você é destro, tire as medidas da mão direita; e se você é canhoto, tire as medidas da mão esquerda

- as medidas P, M e G para crianças e adolecentes são diferentes das de adulto, procure uma tabela adequada (youth hand size chart)

- as medidas não são absolutas, existe uma pequena variação nos tamanhos S, M e L, de acordo com fabricantes de luvas, padrões internacionais, etc. Como a velha história do calçado, algumas marcas você usa 39, outras você usa 40. Aqui (http://www.glove.org/glovemeasure.php) tem uma tabela Unissex, Masculina, Feminina, Júnior e Infantil

Existem também algumas tabelas prontas, as quais você pode imprimir e colocar a mão em cima para obter a sua medida diretamente:

- abra as imagens abaixo e salve no seu computador, mas antes de imprimir, certifique-se de que a figura esteja no tamanho natural (a primeira é mais fácil, pois tem uma linha que deve ter 10 cm, é só por na régua do Word)

E é isso aí pessoal, descubram seu “Hand Size” usem para escolher o tamanho de sua luva de batingo, golfe, motocicleta, moda e até as luvas de inverno!

por G. K. F. Kamimura

103 Responses to “Batting Gloves (Luvas de Batingo)”


Leave a Reply