História

Uma Longa História

Como tudo começou…

Nos idos de 2003, um grupo de amigos se reuniu e com uma paixão pelo esporte, fundaram o que viria ser hoje o nosso amado time.
Foram eles, Duzinho Okubo, Tanabe, Takashi, Roger, Ito, Cintia, Cass e Camila.

Naquela época não dispunham de nada; lugar para treinar, equipamentos, nem mesmo pessoas o suficiente para formar um time completo.
Inicialmente formamos um time de softball por várias razões, incluindo que é relativamente “mais fácil de jogar”, as garotas poderiam jogar junto, e poderiamos ensinar mais facilmente o esporte.
Com ajuda da Camila, que emprestou alguns materiais para o time, conseguimos iniciar os treinos!

Aquele grupo de amigos foram chamando mais amigos, pessoas que nunca tinham jogado na vida e enfim, em 2004, foi finalmente estabelecido um time.
Conseguimos pela primeira vez juntar pessoas o suficiente para participarmos do nosso primeiro campeonato!

Após 2 anos, em 2006 com a entrada de novos bixos, o time ganhou novo fôlego com aquela empolgação toda e começou a ficar cada vez maior. Essa nova rapaziada numa brincadeira que acabou pegando eram conhecidos como UFSTARS por ter quase um Dream Team com vários jogadores bons, e o pessoal que criou o time acabou ficando conhecido como CLASSICS por serem mais experientes.

Nos meados de 2007 com a ajuda do Sersun e do Shiga o time montou sua primeira equipe de beisebol, conseguindo também um vínculo importante com o departamento de esportes, o atual campo de treino, muito melhor e mais seguro que o antigo campinho de terra doAT-5 e um local para guardar o equipamento. Antes disso só podíamos treinar no At-5, pois nosso companheiro Farofitus idealizador do Blog sempre levava o equipamento em sua Ranger roxa. No mesmo ano conseguimos também um treinador para o time de Beisebol o RALA que lecionava para a medicina.

Na mesma época, foi criada uma comissão para ajudar na administração do time que já se mostrava grande, os quais faziam parte:  Issao, Giba, Koitão, Shiga e Artur. Posteriormente foram-se agregando novas pessoas e novos cargos. Contávamos também com uma barraca de comida numa festa japonesa organizada pela Prefeitura de São Carlos, onde também criamos um vínculo com a Associação Cultural e Esportiva NIPO brasileira de São Carlos.

Nesses anos todos, já participamos de muitos campeonatos, sempre 2 por ano, pelo menos. Muitos UniverSoft’s e Softparty’s. Tanto que finalmente após anos de tentativas, treinos, suor e muita festa, conseguimos posições de destaque em campeonatos, e por muito pouco não trazíamos o título pra casa, seja porque perdemos no “cara-ou-coroa”, seja por falta de organização nos campeonatos. Enfim, a luta continua.

Em 2008 o time já contava com uma estrutura um pouco maior, com sessões de fisioterapia para os que estávam machucados e também treinos físicos que eram feitos nos Cartódromos, coordenados pelo Koitão.

Em 2009, a galerinha nova fazia história, conseguindo juntar mais de 40 pessoas pra participar de um torneio e também por conquistar o primeiro título para a Federal, CAMPEÃO do UNIVERSOFT. No mesmo ano a UFSCar juntou seu primeiro time softbol formado apenas por garotas conquistando a segunda colocação no Primeiro Campeonato Brasileiro de Beisebol e Softbol Universitário, sagrando-se então como a segunda melhor equipe do Brasil.

O pessoal do UFSTARS continua fazendo um belo trabalho e levando o time pra frente, para que as novas gerações possam entrar no meio das atividades e manter esse grupo, digo mais, essa família, que rendeu tantas dores de cabeças, tantos churras, festas e momentos de alegria.

É isso, a história não terminou e eu espero que nunca acabe!
Todo ano estamos organizando mais churrascos e festas, e recrutando mais pessoas para ajudar a manter acessa o espírito de união do time..

Pois como eu já li em algum lugar, o que somos hoje, devemos ao que fomos ontem.

“Ontem um sonho, hoje uma família!”